Seu cérebro reflete a maneira que você pensa ao longo de sua vida – é realmente moldado por seus pensamentos e seus comportamentos.

Por Mindful Staff

O estresse prolongado muda o cérebro. A parte do nosso cérebro que ajuda a processar situações ameaçadoras, a amígdala, pode parecer maior em pessoas que estão cronicamente estressadas. Os pesquisadores também viram que áreas do cérebro envolvidas no pensamento e no planejamento racional, no hipocampo e no córtex pré-frontal podem parecer menores.

Então, como são os cérebros dos meditadores?

O exato oposto: mais capacidade de tomada de decisão, menos gatilho-feliz quando confrontado com uma ameaça percebida.

“Provavelmente não é nada específico para a meditação, mas é só que a redução do estresse e a mudança dos padrões de pensamento durante um período de tempo se refletem na estrutura do cérebro”, disse o autor Jo Marchant ao anfitrião Terry Gross no Fresh Air da NPR na semana passada.

Marchant, que detém um doutorado em genética e microbiologia médica e escreveu para New Scientist, Nature e Smithsonian, escreveu recentemente um livro intitulado Cure que investiga o poder de cura da mente, observando o efeito placebo, meditação, oração, condicionamento, e hipnose.

Se você toca violino durante oito horas por dia, as partes do cérebro responsáveis ​​por ajudá-lo a tocar violino serão maiores. Se você está pensando em pensamentos estressantes durante todo o dia, essas partes do cérebro vão aumentar e outras partes do cérebro vão se deteriorar.

-Jo Marchant, autor de Cure

O que Marchant achou que é específico para a meditação? Meditação Mindfulness é um dos melhores tipos de meditação e tem benefícios para a saúde:

“Já houve centenas de estudos sobre atenção plena e há uma evidência muito boa de que reduz o estresse e a ansiedade e que reduz sintomas como dor crônica e fadiga e isso é em pessoas saudáveis, mas também em pessoas com depressão ou pessoas com doenças graves”.

A respiração lenta e consciente ajuda a combater a resposta de luta ou fuga que é desencadeada durante o estresse:

“Com uma resposta ao estresse, o cérebro e o corpo estão se influenciando em ambas as direções, então, se vemos um perigo, então isso nos fará sentir estressados ​​e um dos acompanhamentos é que a nossa respiração vai acelerar acima. Se você acelerasse a sua própria respiração, provavelmente começaria a sentir-se um pouco mais excitado e apaixonado. E, igualmente, se você acalmar a respiração, você está forçando seu corpo a um estado mais relaxado e, em seguida, experimentará provavelmente menos pensamentos negativos como resultado. Quando estamos estressados, nossos cérebros quase chegam com pensamentos negativos para tentar e explicar por que estamos estressados, se você quiser, se você está meio ansioso ou preocupado com alguma coisa, todos os tipos de pensamentos negativos vão aparecer sua cabeça, mas se você puder acalmar isso, então isso também terá um efeito benéfico em seu estado mental “.

E sim, Marchant diz que você pode se conectar para ficar estressado o tempo todo:

“Seu cérebro reflete a maneira que você pensa ao longo da sua vida. Você tipo de forma por seus pensamentos e seus comportamentos. Se você toca violino durante oito horas por dia, as partes do cérebro responsáveis ​​por ajudá-lo a tocar violino serão maiores. Se você está pensando em pensamentos estressantes durante todo o dia, essas partes do cérebro vão aumentar e outras partes do cérebro vão se deteriorar. É uma espécie de ironia porque, em seguida, os circuitos do próprio cérebro que precisamos tentar e contrariar, que não estão funcionando tão bem como deveriam, então é por isso que algo como a meditação pode ser útil porque simplesmente dizendo: “Oh, eu sou Vou mudar a forma como eu penso agora. Eu não vou ficar tão estressado agora, “realmente não funciona; você tem que mudar seu cérebro por um longo período de tempo “.

Aqui estão três maneiras de interromper o ciclo de estresse da revista Mindful:

Relaxe os músculos com uma varredura corporal

O relaxamento muscular progressivo pode ajudá-lo a notar onde você está segurando estresse. Não demora muito e é simples de fazer: deite-se confortavelmente nas costas com as pernas retas. Feche seus olhos. Comece por tensar os músculos nos pés, depois relaxe. Trabalhe seu caminho até o seu corpo fazendo a mesma coisa em seqüência de seus pés para sua cabeça. Muitas vezes é só experimentando tensão muscular e deixando que isso fique conscientes de quanta tensão nossos corpos estão mantendo.

 

Tire seu rosto do seu telefone

O seu telefone é o dispositivo tudo, o tempo, o go-to, o distractor. É como ter alguém cutâneo e irritante durante todo o dia. Ele constantemente rouba sua atenção. Defina alguns limites quando, onde e como você vai usá-lo. Tenha cuidado ao deixar dominar durante ocasiões sociais. Tente colocá-lo completamente durante as refeições e festas. Escolha alguns lugares – entradas, elevadores, na fila na loja – onde você pode fazer uma nota mental para evitá-lo, e pegue esses momentos em que você esteja no fundo do ciberworld para seguir sua respiração.

 

Divirta-se

Muito trabalho e pouca diversão… e sim, isso é para você. Divertir-se não é restrito a crianças. Divertir-se simplesmente significa fazer algo que não tem nenhum propósito, plano ou objetivo. Percorra as ruas, jogue cartas, passeie, leia por prazer. As surpresas que vêm se libertar podem se divertir e se refrescar.

Texto traduzido de: Mindful Magazine

Sobre o autor Sara Matos

Psicoterapeuta e empreendedora.

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