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Desinformado pelo Facebook

Editores de jornais e revistas sabem que as manchetes de artigos causam comoção e geram clicks em matérias e é por isso que as chamadas dos artigos estão cada vez mais exageradas. Agora, o que se observa é que não lemos mais a matéria em si, apenas o título e já nos sentimos informados de todo o conteúdo. Isso pode ter consequências sérias num curto prazo. A forma como nos informamos está nos tornando superficiais e reforçando o pensamento dual que separa tudo em "certo/errado" e "bem/mal", quando na verdade o mundo é muito mais complexo que isso.

Editores de jornais e revistas sabem que as manchetes de artigos causam comoção e geram clicks em matérias e é por isso que as chamadas dos artigos estão cada vez mais exageradas. Agora, o que se observa é que não lemos mais a matéria em si, apenas o título e já nos sentimos informados de todo o conteúdo. Isso pode ter consequências sérias num curto prazo. A forma como nos informamos está nos tornando superficiais e reforçando o pensamento dual que separa tudo em “certo/errado” e “bem/mal”, quando na verdade o mundo é muito mais complexo que isso. Veja a seguir a matéria traduzida, com grifos meus.

As prévias curtas do artigo fornecidas pelo Facebook podem fazer os usuários pensarem que sabem mais do que realmente fazem sobre um problema, de acordo com uma nova pesquisa publicada na Research & Politics.

“As mídias sociais são tão diferentes dos tipos tradicionais de mídia. Em décadas passadas, o público tinha que escolher ligar a TV ou abrir um jornal para receber informações políticas. Hoje, recebemos essas informações inadvertidamente enquanto percorremos nossos feeds do Facebook e do Twitter. Além disso, essas informações podem vir de nossos amigos e familiares. Eu acho fascinante essa nova dinâmica ”, disse o autor do estudo, Nicolas Anspach, professor assistente de ciência política na York College of Pennsylvania.

No estudo, um grupo de 320 participantes leu um artigo do The Washington Post sobre a segurança de alimentos geneticamente modificados. Outro grupo de 319 participantes leu um feed de notícias do Facebook contendo quatro prévias do artigo, em que uma prévia era sobre alimentos geneticamente modificados. Um terceiro grupo de 351 participantes, que foi usado como controle, não leu nada.

Para testar seus conhecimentos sobre o assunto, os participantes foram então questionados sobre seis questões factuais sobre alimentos geneticamente modificados. Para testar sua confiança, eles também foram solicitados a estimar o número de perguntas que eles acreditavam que respondiam corretamente.

Os participantes que leram o artigo completo responderam à maioria das perguntas corretamente, enquanto aqueles que leram o Feed de Notícias responderam corretamente apenas uma pergunta com mais frequência do que o grupo de controle, em média. Mas os participantes que leram o Feed de Notícias eram mais propensos a superestimar seus conhecimentos, especialmente entre aqueles motivados a experimentar emoções fortes.

“As mídias sociais podem informar o público, até mesmo as pequenas visualizações de artigos que aparecem no Feed de notícias do Facebook. No entanto, com esse aprendizado, vem uma falsa confiança; alguns indivíduos (particularmente aqueles motivados por suas reações intestinais) acham que aprendem mais sobre o assunto do que realmente fazem ”, disse Anspach ao PsyPost.

“Esse excesso de confiança pode se traduzir em maior participação política, mas a preocupação permanece sobre se a mídia social fornece informações suficientes para que os eleitores façam escolhas totalmente informadas.”

“Em nosso experimento, usamos informações factuais para testar o aprendizado. Mas é importante reconhecer que há muito lixo compartilhado por meio das mídias sociais. Antes de ficarmos muito empolgados com a capacidade da mídia social de informar o público, devemos também considerar seu potencial para desinformar ”, explicou Anspach.

Em um estudo semelhante, Anspach e seus colegas descobriram que as pessoas são mais propensas a acreditar em comentários de mídia social mal informados sobre informações factuais embutidas em pré-visualizações de artigos.

“Suspeito que pesquisas futuras considerem fatores como idade ou alfabetização digital para entender melhor como o público reage aos fatos e à desinformação de maneira diferente”, disse Anspach.

O estudo, “Um pouco de conhecimento: Feed de notícias do Facebook e autopercepções de conhecimento”, foi escrito por Nicolas M. Anspach, Jay T. Jennings e Kevin Arceneaux.

Link da matéria original no site PsyPost aqui.

Link para o artigo científico original aqui.

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